Plano de Turismo de Araporã

por SANDRA FREITAS SANTOS publicado 22/06/2021 15h55, última modificação 22/06/2021 15h58

Recebemos junto ao poder Executivo na semana passada um volume encadernado da legislação alusiva a regionalização do Turismo conforme estabelece o Ministério do Turismo. O documento contém a Lei da Política Municipal do Turismo, Decreto do Plano Municipal de Turismo e Decreto do Plano de Implementação da Política Municipal de Turismo.

Associado a outras leis e procedimentos já adotados pelo município permite ao mesmo alcançar os benefícios da Política Nacional de Turismo, dentre os quais a presença no Mapa Brasileiro do Turismo (já existente) e o acesso ao ICMS Turístico, benefício ofertado pelo Estado de Minas Gerais através da SECTUR - Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo. 

No Plano Municipal de Turismo de Araporã recém aprovado, direciona para os próximos quatro anos, ações e projetos de desenvolvimento como o apoio aos setores de artesanato e culinária além de outros que incrementam a infraestrutura turística local.

Dentre as propostas apresentadas estão a construção de atrativos turísticos junto à Ponte Afonso Pena e um levantamento geológico do município para averiguar as perspectivas do município no tocante à existência de águas termais.